Pular para o conteúdo principal
 

Assembleia Legislativa concede Medalha Dom Helder Câmara ao padre João Maria Cauchi

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizou, nesta quinta-feira (16), uma Sessão Solene para entrega da Medalha Dom Helder Câmara ao padre João Maria Cauchi. A propositura, do deputado Frei Anastácio, teve o objetivo de reconhecer o trabalho do homenageado na luta e defesa dos direitos dos trabalhadores rurais da Paraíba.

De acordo com o parlamentar, a homenagem reconhece os 50 anos de esforços empreendidos pelo padre em favor da população mais vulnerável do estado. “Para mim, o padre João Maria é um exemplo de dedicação do bem-servir. Na sua simplicidade, sem fazer alarde, ele vai fazendo a ação útil à possibilidade de tornar um ser humano melhor. Portanto, é um reconhecimento a um homem que, no decorrer da vida, assumiu como sacerdote a missão de anunciar o reino de Deus, ajudando nas lutas e causas sociais do povo sofrido”, afirmou.

O homenageado aproveitou para agradecer a iniciativa do deputado Frei Anastácio e destacou o espaço cedido pela Casa do Povo para o debate da luta camponesa por melhores condições de vida. “Eu agradeço a todos aqueles que contribuíram ou apoiaram essa causa comigo porque sozinho eu não poderia fazer nada. Então, tudo isso aconteceu pela perseverança e luta dos trabalhadores da terra. A Assembleia reconhece o esforço que se faz para o homem do campo poder ter uma situação melhor para viver, trabalhar, sustentar os filhos e viver dignamente”, finalizou.

Também participaram da Sessão Solene o deputado federal Luiz Couto; o padre Alex Cauchi; a coordenadora estadual da Comissão Pastoral da Terra (CPT), Tânia Maria de Sousa e a representante da reitoria da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), professora Wilma Martins, além representantes e membros de organizações e entidades ligadas aos trabalhadores rurais da Paraíba.

Perfil


Natural da cidade de Gozo, em Malta, João Maria Cauchi nasceu em 1942 e estudou no Seminário Menor e Maior do Coração de Jesus, na Ilha de Gozo-Malta. Em 1963, chegou ao Brasil e estudou Teologia do Recife, criado por Dom Helder Pessoa Câmara. Em 1967, foi o primeiro padre ordenado por Dom José Maria Pires na Catedral Basílica Nossa Senhora das Neves, em João Pessoa, tendo a primeira paróquia no município de Serraria. Durante a trajetória sacerdotal, João Maria Cauchi chegou a atender as cidades Itabaiana, Mogeiro, Ingá, Gurinhém e Pedras de Fogo, nomeado posteriormente Pároco de São Miguel de Taipu.

Blog do Galdino/Assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Exército inicia treinamento em Guarabira e nestas quarta e quinta oferece serviços de saúde à população

O 15º BIMtz (Batalhão de Infantaria Motorizado), que na manhã desta terça-feira (27), iniciou um treinamento em Guarabira, vai oferecer também alguns serviços de saúde à população. A partir das 8h desta quarta-feira (28), na Unidade Básica de Saúde Oswaldo de Azevedo Nordeste I, serão realizados atendimentos médicos na área de clínica geral, para adultos, e aplicação de flúor para crianças. Na quinta-feira (29) à tarde, a partir das 14h, na praça central da cidade, também será oferecido atendimento médico para adultos. As outras atividades que serão realizadas neste local serão uma mini pista de cordas para as crianças, além de apresentação da banda de música e desfile militar. A tropa do 15º BIMtz, que fica localizado em João Pessoa e é formado por 219 militares, está participando do treinamento de Garantia da Lei e da Ordem na cidade de Guarabira, que está sendo comandado pelo coronel Valença e coordenado pelo capitão Rocha. O treinamento visa ao aperfeiçoamento ca...

Radialista guarabirense fazem homenagem ao jovem Silvando Filho pelo seu 10° aniversário

Na útlima sexta-feira (25), Silvando Filho completava seu exatamente dez anos, no dia 25 de Julho de 2004, veio ao mundo um garoto que futuramente encantaria o coração de muita gente.  Silvando Filho uma garoto especial, mais muito encantador, carismático, e super extroventido, pois bem, o mesmo é um apaixnado pelos os comunicadores do Rádio guarabirense, imita cada um das diversas emissoras de Guarabira. Silvando Filho é fã de carteirinha do comunicador Feliciano Silva (Zé de Orlando), e saber imitar a abertura feito por Feliciano Silva do Programa Tribuna do Povo da Rádio Cultura. Um Jovem que admira diversos comunicadores como Raelson Galdino, Feliciano Silva, Jean Ganso, Rafael San,  Edcarlo Monteiro, Rudney Araújo, Zé Roberto e Marcelo Alexandre . E Madson Promoções fez como o Silvando Filho se aproxmasse dos seus idolos, e os idolos viraram fã do Silvando Filho, Veja abaixo a homenagem feita pelo os radialistas guarabirenses.

Jovem é preso após Polícia cumpri mandado de prisão em Belém expedido pela comarca de Guarabira

Um jovem de 21 anos foi preso após policiais militares do 4º BPM cumprirem um mandado de busca e apreensão. A ação policial aconteceu na manhã do último sábado (26) na Rua Brasiliano da Costa, em Belém, Microrregião de Guarabira. De acordo com a Polícia, durante uma abordagem os militares notaram que o jovem apresentava atitude suspeita, ao averiguarem, foi descoberto que tinha um mandado prisão em aberto. A Polícia informou que o mandado foi expedido pela Comarca de Guarabira, em carta precatória infracional.   É um instrumento utilizado pela   Justiça   quando existem indivíduos em comarcas diferentes. É um pedido que um   juiz   envia a outro de outra comarca. O preso foi conduzido a Delegacia de Polícia de Guarabira, com ele foi apreendido um celular da marca Samsung, R$ 14,00 (Quatorze reais) em espécie, uma carteira e uma caixa com cigarros.