Pular para o conteúdo principal
 

Ministros Barroso e Gilmar Mendes trocam acusações durante sessão do STF

Os ministros Luís Roberto Barroso e Gilmar Mendes protagonizaram nesta quinta-feira (26) uma tensa discussão no plenário do Supremo Tribunal Federal (STF).

A discussão começou quando Gilmar criticou a forma como o Rio de Janeiro – estado de origem de Barroso e em grave crise fiscal – vinha utilizando dinheiro de terceiros depositados na Justiça para pagar dívidas que tinha com pessoas e empresas.

Na sessão, estava em julgamento outro assunto: uma ação para validar a extinção do Tribunal de Contas dos Municípios do Ceará. No momento, Gilmar Mendes votava e falava sobre a gestão de recursos públicos.

Incomodado com a crítica ao Rio de Janeiro, Barroso citou Mato Grosso, estado de Gilmar Mendes, "onde está todo mundo preso".

Gilmar Mendes então treplicou lembrando da atuação de Barroso no mensalão: afirmou que ele soltou o ex-ministro José Dirceu. Relator da execução penal do petista, Barroso respondeu que tomou a decisão com base em decreto da ex-presidente Dilma Rousseff de conceder indulto (perdão da pena) a condenados.

“Não transfira para mim essa parceria que vossa excelência tem com a leniência em relação à criminalidade de colarinho branco”, disse Barroso ao final da discussão a Gilmar Mendes, que apenas respondeu: “Hehehe, imagine”.

Durante a discussão, Gilmar disse que Barroso foi responsável por soltar o ex-ministro José Dirceu, condenado no mensalão. Barroso explicou que apenas tinha cumprido a lei, disse que o colega mentia e fez críticas à atuação dele na Corte.

“Vossa Excelência devia ouvir a última música do Chico Buarque: a raiva é filha do medo e mãe da covardia. Vossa excelência fica destilando ódio o tempo inteiro. Não julga, não fala coisas racionais, articuladas, sempre fala coisa contra alguém, está sempre com ódio de alguém, está sempre com raiva de alguém. Use um argumento”, falou.

Em um momento seguinte, Gilmar respondeu: “Quanto ao meu compromisso com o crime de colarinho branco, eu tenho compromisso com os direitos fundamentais. Fui o presidente do STF que foi inicialmente que liderou todo o mutirão carcerário. São 22 mil presos libertados e era gente que não tinha sequer advogado. Não sou advogado de bandidos internacionais”, provocou. Veja abaixo o vídeo durante o debate. 

Blog do Galdino/G1

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Exército inicia treinamento em Guarabira e nestas quarta e quinta oferece serviços de saúde à população

O 15º BIMtz (Batalhão de Infantaria Motorizado), que na manhã desta terça-feira (27), iniciou um treinamento em Guarabira, vai oferecer também alguns serviços de saúde à população. A partir das 8h desta quarta-feira (28), na Unidade Básica de Saúde Oswaldo de Azevedo Nordeste I, serão realizados atendimentos médicos na área de clínica geral, para adultos, e aplicação de flúor para crianças. Na quinta-feira (29) à tarde, a partir das 14h, na praça central da cidade, também será oferecido atendimento médico para adultos. As outras atividades que serão realizadas neste local serão uma mini pista de cordas para as crianças, além de apresentação da banda de música e desfile militar. A tropa do 15º BIMtz, que fica localizado em João Pessoa e é formado por 219 militares, está participando do treinamento de Garantia da Lei e da Ordem na cidade de Guarabira, que está sendo comandado pelo coronel Valença e coordenado pelo capitão Rocha. O treinamento visa ao aperfeiçoamento ca...

Desportiva Guarabira tropeça diante do Cruzeiro e vai jogar repescagem da Segunda Divisão

A Desportiva Guarabira encerrou a primeira fase da Segunda Divisão do Campetonato Paraibano na 5ª posição, com 15 pontos. O Azulão do Brejo foi derrotado pelo Cruzeiro por 2 x 1, neste domingo (21), na cidade de Itaporanga. Com essa vitória, o Cruzeiro assumiu a 2ª colocação e classificou-se para as semifinais da competição. A Desportiva Guarabira vai jogar a repescagem contra o Miramar, na próxima quinta-feira (25), na cidade de Queimadas.  Esse duelo será disputado em jogo único. O vencedor vai enfrentar o Atlético de Cajazeiras, em duas partidas (ida e volta).  

Assembleia realiza Sessão Especial para debater importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realiza, nesta quarta-feira (22), às 15 h, uma Sessão Especial para debater a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata. De autoria do presidente da Casa, deputado Gervásio Maia, a Sessão terá a presença de várias autoridades da área de saúde, além de representantes de entidades de classe. A Sessão Especial sobre o Movimento Novembro Azul faz parte de uma série de atividades desenvolvidas pelo Poder Legislativo sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata, uma das principais causas de morte entre a população masculina. O presidente da Assembleia destaca que a Sessão tem como  objetivo alertar para a importância do diagnóstico da doença. "O diagnóstico precoce é a grande arma contra milhares de mortes que ocorrem a cada ano por conta do câncer de próstata. Por isso, a importância desta Sessão, que vem se somar a uma série de atividades que a Casa promove ao longo deste mês", afirmou Gervásio...