Pular para o conteúdo principal
 

TCE-PB orienta prefeitos sobre gastos com Carnaval e outras festas

O presidente do Tribunal de Contas da Paraíba, conselheiro Arthur Cunha Lima, emitiu, nesta quinta-feira (21), ofício circular a todos os prefeitos paraibanos alertando sobre despesas com o Carnaval e outras festividades, no decorrer deste ano de 2016.
Ele recomenda que os gestores “priorizem o pagamento de despesa com pessoal, saúde, educação, serviços públicos essenciais e despesas relevantes”.
O documento chama atenção para o cenário de grave crise por que passa o país e, ainda, para o fato de que 170 dos 223 da Paraíba estão em situação de emergência em razão do longo período de seca.
Aos prefeitos é recomendada a abstenção de despesas com festividades “em detrimento de suas obrigações legais, a exemplo da retenção e recolhimento das contribuições previdenciárias”.
Para o conselheiro Arthur Cunha Lima, a anunciada previsão de queda de receitas dos municípios, decorrente da crise econômica nacional, “impõe limitações e exige restrições e firmeza na contenção de gastos, bem como austeridade financeira”.
A Circular 002/2016 do presidente do TCE orienta e recomenda que os prefeitos municipais: 
1. Abstenham-se de realizar despesas com festividades em detrimento de suas obrigações legais, a exemplo da retenção e recolhimento das contribuições previdenciárias.
  1. Quando optarem por realizar eventos com recursos públicos, cumprirem simultaneamente o art. 25, III, da Lei nº 8.666/93; as determinações da RN-TC nº 03/2009 que regulamenta os procedimentos a serem adotados para a contratação de bandas, grupos musicais, profissionais ou empresas do setor artístico, sujeitos ao exame do Tribunal; bem como o prazo estabelecido no art. 3º da RN-TC nº 01/2013, para o envio ao Tribunal dos documentos comprobatórios das despesas realizadas;
  1. Procedam com bom senso e coerência visando à contenção de gastos de modo a evitar o desperdício de recursos e o desequilíbrio das contas públicas, onerando os cofres públicos e a gestão futura;
  1. Priorizem o pagamento de despesa com pessoal, saúde, educação, serviços públicos essenciais e despesas relevantes.
Por oportuno, informa-se que, no acompanhamento da execução da despesa pública, a Auditoria desta Corte de Contas está orientada no sentido de verificar com rigor todos os aspectos legais dos gastos com festividades, destacadamente nos municípios que não observarem essas recomendações.
Registre-se, por fim, que tais providências resguardam o gestor de futuras repercussões negativas na Prestação de Contas Anual, afastando-o, assim, de qualquer responsabilização por ato de improbidade.”
Manchete PB

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Exército inicia treinamento em Guarabira e nestas quarta e quinta oferece serviços de saúde à população

O 15º BIMtz (Batalhão de Infantaria Motorizado), que na manhã desta terça-feira (27), iniciou um treinamento em Guarabira, vai oferecer também alguns serviços de saúde à população. A partir das 8h desta quarta-feira (28), na Unidade Básica de Saúde Oswaldo de Azevedo Nordeste I, serão realizados atendimentos médicos na área de clínica geral, para adultos, e aplicação de flúor para crianças. Na quinta-feira (29) à tarde, a partir das 14h, na praça central da cidade, também será oferecido atendimento médico para adultos. As outras atividades que serão realizadas neste local serão uma mini pista de cordas para as crianças, além de apresentação da banda de música e desfile militar. A tropa do 15º BIMtz, que fica localizado em João Pessoa e é formado por 219 militares, está participando do treinamento de Garantia da Lei e da Ordem na cidade de Guarabira, que está sendo comandado pelo coronel Valença e coordenado pelo capitão Rocha. O treinamento visa ao aperfeiçoamento ca...

Vice-Prefeito e Vereador Causam desconforto em evento realizado em Canafístula Município de Alagoa Grande

Na tarde do último domingo (25), em Canafístula Município de Alagoa Grande, foi realizado um torneio, onde contou com 16 equipes do futebol amador, a bola rolou durante todo o dia, teve a premiação de primeiro, segundo, terçeiro e quarto colocados. O prêmio de 1º colocado foi doado pelo empresário Irandir Alimentos, o de 2º foi doado pelo vereador Fabrício Fortunato, o de 3º foi doado por Dida de Canafístula, 4º foi doado pelo vereador Marcelo de Canafístula e ás medalhas de Campeão foram doadas pelo vice-prefeito Beto do Sindicato. Em jogo de mata a mata, ás equipes do São Paulo time principal e o São Paulo sub-20, se enfrentaram na final, onde o Sub-20 foi campeão nos pênaltis. Antes mesmo de acontecer o confronto das equipes citada acima, aconteceu um fato inusitado, o vice-prefeito do município Beto do Sindicato, foi em direção ao um locutor esportivo, filho de Canafístula, onde o mesmo era um colaborador do evento. O vice-prefeito por si, veio e...

Toinho do Inhame diz que Zé Ismai recebe dinheiro de Secretário para abastecer o carro

O Ex-Secretário de Meio Ambiente de Guarabira, Toinho do Inhame atribuiu sua exoneração da pasta ao Vereador Zé Ismai (PHS). Segundo Toinho, o parlamentar apresentou uma denúncia na Câmara que ele (Toinho) tinha uma motocicleta locada pela Prefeitura, mais o veículo era utilizado no serviço de moto-taxi na cidade. As declarações foram dadas durante entrevista na manhã desta terça-feira (07) no jornalístico da Rádio Cultura de Guarabira. Toinho aproveitou o momento e alfinetou o parlamentar, revelando que o vereador está sempre na prefeitura a procura do Secretário de Finanças para pedir dinheiro para abastecer o veículo. “Ele acha que isso é a maior vantagem da vida dele. Um vereador que é da oposição e quando termina a sessão já está do outro lado da Prefeitura atrás do Secretário de Finanças para pegar combustível para abastecer o carro, ele não receber em ordem, mais recebe em dinheiro”, disse. O vereador Zé Ismai (PHS) se pronunciou durante a sessão na tarde desta ...