A partir desta segunda-feira (25) os médicos peritos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) voltam ao trabalho após mais de quatro meses em greve. Segundo a delegada da Associação Nacional dos Médicos Peritos na Paraíba, Cláudia Wanderley, a prioridade no atendimento será para quem vai requerer o benefício pela primeira vez.
“Iremos atender apenas pessoas que vão requisitar a perícia inicial, porque quem solicitou o pedido de prorrogação tem o benefício garantido até a realização da nova perícia”, salientou. Cláudia Wanderley explicou ainda que se o usuário do INSS está com seu pedido de prorrogação próximo do vencimento terá, neste momento, 60 dias para requerê-lo novamento através de agendamento prévio. O prazo normal para agendametno é 15 dias antes do prazo expirar, mas foi prorrogado nesta fase de retorno da greve.
Mesmo com o retorno às atividades, o estado de greve será mantido pelos médicos perítos. De acordo com Cláudia Wanderley isso significa dizer que os profissionais poderão parar os trabalhos a qualquer momento.
A volta aos postos de trabalho ocorre sem avanços nas negociações da categoria, que solicita, entre outras reivindicações, aumento salarial de 27,5%, em no máximo duas parcelas anuais, e a efetivação em lei da redução da carga horária de 40 horas para 30 horas semanais.
Horário - O horário de atendimento ao público nas agências do INSS da Paraíba não será alterado: vai das 7 hora até as 17 horas.
Nacional – O INSS nacional esclarece que em relação ao “estado de greve” a regra de priorização do atendimento é definida pelo próprio Instituto e está estabelecida nos seus normativos.
Jornal da Paraíba
Comentários
Postar um comentário