Pular para o conteúdo principal
 

Câmara retoma polêmica da reforma política

A temperatura das discussões na Câmara pós-redução da maioridade penal ainda nem caiu e deputados já terão pela frente mais votações polêmicas nesta semana. O conjunto de propostas de emenda à Constituição que pretende promover a reforma política volta ao plenário para votação em segundo turno com ao menos um ponto em comum, além da controvérsia, com a questão da punibilidade de menores: o que adversários do presidente da Casa, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), chamam de “pedalada regimental” – leia-se, o drible nas normas constitucionais para votar na mesma sessão legislativa uma matéria com teor idêntico já rejeitado. No caso da gestão Cunha, no dia anterior.

A exemplo da proposta que promove a responsabilização criminal de adolescentes entre 16 e 18 anos, aprovada duas vezes em cerca de 24 horas na semana passada, o item da reforma política que versa sobre o financiamento empresarial de campanha também foi derrotado no voto. E igualmente reposto em pauta para nova votação, por iniciativa de Cunha e seus aliados, para em seguida ter revertido o resultado da votação. A manobra do cacique peemedebista gerou revolta mesmo em sua bancada, e transpôs as fronteiras do Congresso. O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Marco Aurélio Mello e o ex-presidente da corte Joaquim Barbosa, entre diversas outras personalidades, criticaram a “pedalada” de Cunha.

Na terça-feira (7), a partir das 19h, uma sessão extraordinária foi anunciada pelo comando da Câmara para votar em segundo turno a reforma política – proposta de emenda à Constituição 182/2007. Na pauta, o já mencionado financiamento privado de campanha para partidos, o fim da reeleição, os cinco anos de mandato para todos os cargos eletivos, a nova data de posse para presidentes da República e governadores e a restrição ao acesso de siglas ao tempo de rádio e TV e ao fundo partidário.
A quem critica as deliberações que não alteraram a atual legislação eleitoral, Cunha é enfático: “Se a Casa optou por manter o sistema atual, significa que deputados tiveram coragem para assumir que querem ficar do jeito que está. O que não pode é, depois, ficarem pregando que tem que mudar isso ou mudar aquilo e, na hora, votar algo diferente”, argumentou o deputado, ao fim das votações sobre o tema.

MP do Futebol
Também foi pautada para votação a Medida Provisória 671/2015, que dispõe sobre o refinanciamento das dívidas fiscais e trabalhistas de clubes de futebol profissional. Igualmente polêmica – tanto por abordar a má gestão nas agremiações futebolísticas e a ação da chamada “bancada da bola”, formada por deputados aliados, e mesmo funcionários, da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) –, a matéria deveria ter sido votada na quinta-feira (2), mas a persistência de impasses quanto ao conteúdo inviabilizou a apreciação da MP.

Enviada ao Congresso em 20 de março, a MP 671 cria o Programa de Modernização da Gestão e de Responsabilidade Fiscal do Futebol Brasileiro (Profut), instrumento de renegociação de dívidas que impõe aos clubes contrapartidas como o cumprimento de critérios de gestão consequente e responsabilidade fiscal. Relatada pelo deputado Otavio Leite (PSDB-RJ), a matéria estabelece em até 240 meses o prazo de parcelamento dos débitos, além de permitir o pagamento de parcelas menores nos primeiros 60 meses. Não só clubes de futebol são contemplados com o refinanciamento.

Por pressão de deputados ligados a cartolas, Otavio Leite modificou o conjunto de punições a clubes que não sigam os critérios de gestão responsável: a MP não mais prevê o rebaixamento para divisão inferior ou a proibição de disputar campeonatos como penalidade para o descumprimento das normas. O deputado manteve apenas no texto a proibição de contratação de jogadores para os clubes infratores, punição a ser aplicada pelas respectivas federações estaduais, ou mesmo a CBF.

Como forma de ajudar financeiramente os clubes, o relatório de Otávio Leite cria uma loteria federal instantânea, nos moldes da conhecida raspadinha. Parte dessa receita será encaminhada para as agremiações, desde que elas se comprometam a usar esses recursos no fomento das categorias de base e no subsídio a ingressos a preços populares.

Congresso em Foco

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Exército inicia treinamento em Guarabira e nestas quarta e quinta oferece serviços de saúde à população

O 15º BIMtz (Batalhão de Infantaria Motorizado), que na manhã desta terça-feira (27), iniciou um treinamento em Guarabira, vai oferecer também alguns serviços de saúde à população. A partir das 8h desta quarta-feira (28), na Unidade Básica de Saúde Oswaldo de Azevedo Nordeste I, serão realizados atendimentos médicos na área de clínica geral, para adultos, e aplicação de flúor para crianças. Na quinta-feira (29) à tarde, a partir das 14h, na praça central da cidade, também será oferecido atendimento médico para adultos. As outras atividades que serão realizadas neste local serão uma mini pista de cordas para as crianças, além de apresentação da banda de música e desfile militar. A tropa do 15º BIMtz, que fica localizado em João Pessoa e é formado por 219 militares, está participando do treinamento de Garantia da Lei e da Ordem na cidade de Guarabira, que está sendo comandado pelo coronel Valença e coordenado pelo capitão Rocha. O treinamento visa ao aperfeiçoamento ca...

Desportiva Guarabira tropeça diante do Cruzeiro e vai jogar repescagem da Segunda Divisão

A Desportiva Guarabira encerrou a primeira fase da Segunda Divisão do Campetonato Paraibano na 5ª posição, com 15 pontos. O Azulão do Brejo foi derrotado pelo Cruzeiro por 2 x 1, neste domingo (21), na cidade de Itaporanga. Com essa vitória, o Cruzeiro assumiu a 2ª colocação e classificou-se para as semifinais da competição. A Desportiva Guarabira vai jogar a repescagem contra o Miramar, na próxima quinta-feira (25), na cidade de Queimadas.  Esse duelo será disputado em jogo único. O vencedor vai enfrentar o Atlético de Cajazeiras, em duas partidas (ida e volta).  

Assembleia realiza Sessão Especial para debater importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realiza, nesta quarta-feira (22), às 15 h, uma Sessão Especial para debater a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata. De autoria do presidente da Casa, deputado Gervásio Maia, a Sessão terá a presença de várias autoridades da área de saúde, além de representantes de entidades de classe. A Sessão Especial sobre o Movimento Novembro Azul faz parte de uma série de atividades desenvolvidas pelo Poder Legislativo sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata, uma das principais causas de morte entre a população masculina. O presidente da Assembleia destaca que a Sessão tem como  objetivo alertar para a importância do diagnóstico da doença. "O diagnóstico precoce é a grande arma contra milhares de mortes que ocorrem a cada ano por conta do câncer de próstata. Por isso, a importância desta Sessão, que vem se somar a uma série de atividades que a Casa promove ao longo deste mês", afirmou Gervásio...