Pular para o conteúdo principal
 

Policiamento será reforçado durante prévias carnavalescas no estado

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado e Defesa Social, divulgou na última quarta-feira (4) o plano de segurança para as prévias carnavalescas de João Pessoa. Pelo menos 1.700 policiais militares farão parte do esquema, além de 660 policiais civis e 471 bombeiros militares. A operação começa a partir desta quinta-feira (5). 

O objetivo da ação é prevenir ocorrências de crimes contra a vida e contra o patrimônio no percurso dos blocos e nos locais de concentração. 

A Polícia Militar vai atuar com policiamento a pé, a cavalo, com moto, viaturas e também com uso de segways. Os blocos que terão maior reforço serão as Virgens de Tambaú e Muriçocas do Miramar, com 600 e 700 policiais, respectivamente. 

Outros blocos de grande e médio porte terão presença diferenciada de policiais, a exemplo do Picolé de Manga, com 600 policiais; Bloco dos Atletas e Banho de Cheiro, que terão um efetivo de 200 policiais; e Cafuçu, com 150.

Monitoramento - O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Euller Chaves, afirmou que a PM vai monitorar toda área da Avenida Epitácio Pessoa. “Para isso, dispomos de um micro-ônibus com 16 câmeras. 

O equipamento vai ser instalado nesta quinta-feira, no cruzamento com a Avenida Professora Maria Sales, e contará com policiais para acompanhar a movimentação de pessoas, por meio de dois televisores, avisando sobre incidentes, via rádio”, explicou, acrescentando que a instituição estará presente em pelo menos 200 eventos, apenas em João Pessoa.

 Solicitação - O coronel Lívio Delgado, comandante do Policiamento Metropolitano e gestor da 1ª Região Integrada de Segurança Pública (Reisp), destacou que os dirigentes dos blocos devem fazer o pedido de policiamento até 72 horas antes do evento, apresentando em anexo as licenças (ambientais e do Corpo de Bombeiros), autorizando a realização da festa, descrevendo estimativa de público, horário e percurso, entre outros aspectos.

Bombeiros - Os 471 homens e mulheres do Corpo de Bombeiros serão divididos em equipes com apoio de 17 viaturas nas diversas modalidades: combate a incêndio, atendimento pré-hospitalar, resgate e salvamento em locais de difícil acesso. Dentro da ação, também será disponibilizada uma embarcação para a prevenção aquática durante a passagem de blocos pela orla.

 De acordo com o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Jair Carneiro, o esquema montado pela corporação também incluirá a montagem de postos de apoio para a tropa e atendimento à população em pontos estratégicos nos corredores da folia. 

“O número de postos pode chegar até 15, por noite, dependendo da expectativa de público de cada bloco. O mesmo se aplica ao efetivo, que será distribuído levando em conta o tamanho do evento.  Para as ‘Muriçocas do Miramar’, por exemplo, serão escalados 105 bombeiros e 17 viaturas. O bloco sai no próximo dia 11, na tradicional quarta-feira ‘de fogo’”, frisou.

 Já o ‘Picolé de Manga’ e as ‘Virgens de Tambaú’ contarão cada um com 81 militares do Corpo de Bombeiros – distribuídos nas diversas modalidades atendidas pela corporação.  Haverá reforço para o ‘Bloco dos Atletas’, com o emprego de 32 bombeiros; ‘Muriçoquinhas’, que contará com um efetivo de 32 bombeiros; e Cafuçu, com 105.  

 Polícia Civil - A Polícia Civil vai disponibilizar um efetivo de 660 policiais para as prévias de João Pessoa, com apoio de 220 viaturas, compreendidas entre carros e motos.  Além disso, uma delegacia móvel será instalada em um ponto estratégico da Avenida Epitácio Pessoa, em frente ao Supermercado Pão de Açúcar. A estrutura irá atender a população para registro de boletins de ocorrência.

 Canais de contato - A Secretaria da Segurança e da Defesa Social também vai reforçar para os foliões canais de atendimento. O Disque Denúncia (197), que funciona 24 horas, pode ser usado para informação de crimes. A ligação é gratuita e sigilosa.

 O Centro Integrado de Operações Policiais (Ciop), por meio do 190, também fica disponível  o dia inteiro para a Região Metropolitana de João Pessoa e Litorais Sul e Norte, e em todo Estado. O folião pode usar ainda a Delegacia On Line, pelo endereço: www.delegaciaonline.pb.gov.br, para registros de ocorrências em que não haja violência, como extravios e furtos.

Secom

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Homens armados assaltam Agência dos Correios de Pirpirituba

Dois homens armados em uma motocicleta assaltaram à Agência dos Correios da cidade de Pirpirituba, Microrregião de Guarabira, a ação criminosa aconteceu no início da manhã desta quinta-feira (28). De acordo com as informações, o elementos renderam o segurança e tomaram sua arma, um revólver calibre 38, em seguida os criminosos se dirigiram ao gerente e exigiram que colocasse todo o dinheiro em uma sacola. Segundo informações, após o roubo, os ladrões fugiram em uma moto com destino ignorado, o valor levado pela dupla não foi divulgado pela Agência.  Compareceu ao local a viatura 5750, comandada pelo cabo Jarbas, a 5417 comandada pelo cabo Amaral e a 5958 comandada pelo cabo Aldemir, que mantiveram contato com o gerente e em seguida efetuaram rondas no intuito de localizar e prender os acusados, porém sem êxito.

Prefeito, que tem irmão candidato a deputado estadual pelo PT conta que aliança com o PSB o tirou de sufoco

Filiado ao PSB, o prefeito do município de Remígio, Mechior Batista, mais conhecido como “Chió”, que tem o irmão, Marenilson Batista, filiado ao PT contou a reportagem do PB Agora que a aliança firmada entre os dois partidos o livrou de um sufoco já vivenciado em 2010 – a falta de palanque. Apesar de ter apoiado Ricardo Coutinho em 2010, Chió disse que o irmão não tinha palanque com o socialista na região porque o PT integrava a chapa do PMDB. “Essa aliança, para nós, foi a cereja que faltava no bolo, foi muito importante, meu irmão agora tem palanque, na outra eleição, apesar de termos apoiado Ricardo, ele não tinha palanque e hoje ele tem palanque”, comemorou, ressaltando que agora saiu do sufoco. Para Chió, PSB e PT tem sintonia política, tanto partidária, quanto por parte dos agentes políticos que representam os dois partidos na chapa majoritária e a aliança veio a calhar, no momento certo e na hora certa. “Eu vejo uma união muito legal, uma sintonia legal entre o governador Ric

Exército inicia treinamento em Guarabira e nestas quarta e quinta oferece serviços de saúde à população

O 15º BIMtz (Batalhão de Infantaria Motorizado), que na manhã desta terça-feira (27), iniciou um treinamento em Guarabira, vai oferecer também alguns serviços de saúde à população. A partir das 8h desta quarta-feira (28), na Unidade Básica de Saúde Oswaldo de Azevedo Nordeste I, serão realizados atendimentos médicos na área de clínica geral, para adultos, e aplicação de flúor para crianças. Na quinta-feira (29) à tarde, a partir das 14h, na praça central da cidade, também será oferecido atendimento médico para adultos. As outras atividades que serão realizadas neste local serão uma mini pista de cordas para as crianças, além de apresentação da banda de música e desfile militar. A tropa do 15º BIMtz, que fica localizado em João Pessoa e é formado por 219 militares, está participando do treinamento de Garantia da Lei e da Ordem na cidade de Guarabira, que está sendo comandado pelo coronel Valença e coordenado pelo capitão Rocha. O treinamento visa ao aperfeiçoamento ca