Pular para o conteúdo principal
 

Escócia rejeita independência e fica no Reino Unido

Os moradores da Escócia rejeitaram por uma ampla margem de dez pontos, bem mais que o esperado, a independência no referendo realizado na quinta-feira (18).
Os países Escócia, Inglaterra, Gales e Irlanda do Norte integram o Reino Unido, que tem Londres como capital e foi unificado em 1707.
Segundo o resultado definitivo após a apuração dos 32 distritos, os eleitorais nesta sexta-feira (19), o "não" obteve o apoio de 55% dos eleitores contra 45% do "sim" à cisão - foram 2.001.926 votos frente a 1.617.989.
O primeiro-ministro escocês, Alex Salmond, admitiu a derrota no referendo: "a Escócia decidiu que este não é o momento de ser um país independente", disse, em um comunicado televisionado. Ele agradeceu aos "1,6 milhão de votos pela independência" do país.
A vice-primeira-ministra da Escócia, Nicola Sturgeon, admitiu que "há uma real decepção com o fato de que não conseguimos a vitória, por pouco".

O primeiro-ministro britânico, David Cameron, falou "com Alistair Darling (líder da campanha do "não") para felicitá-lo pelo bom trabalho".

Participação recorde

A apuração atrasou devido ao alto índice de participação, em torno de 84%, exceto por algumas exceções, como em Glasgow, onde a participação foi de 75%.

Motivação

Os militantes pró-separação defendiam que a Escócia é um dos países mais ricos da região, e esse seria um dos principais motivos porque a Inglaterra não quer abrir mão deles.
Eles ainda querem investir em energia limpa, o aumento de impostos para garantir melhores serviços públicos e em uma política baseada em igualdade de direitos, inspirando-se em países como Suécia e Noruega, ao contrário da Inglaterra, que se inspira em países "bélicos", como os Estados Unidos.
Uma possível vitória dos separatistas assusta as autoridades britânicas. Poucos dias antes da votação, o primeiro-ministro britânico, David Cameron, fez um apelo pedindo que os escoceses permaneçam no Reino Unido, o qual, segundo ele, "se tornou o que é hoje graças à grandeza da Escócia".
"Por favor, não façam pedaços desta família de nação", apelou o premiê. "A independência da Escócia não será uma separação, mas sim, um doloroso divórcio", acrescentou. 

Consequências

A independência da Escócia teria enormes consequências constitucionais, políticas, econômicas e sociais para o país e poderia deixar o país fora de organizações como a UE (União Europeia) e a Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte).
Além disso, o país poderia ter um êxodo de empresas, investidores e companhias financeiras diante das incertezas de uma nova moeda e estrutura de governo. 
A independência também poderia ter aspectos negativos para os trabalhistas no Reino Unido, que superam amplamente os conservadores na região e contam com 41 deputados no Parlamento britânico, diante de apenas um membro do Partido Conservador. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Exército inicia treinamento em Guarabira e nestas quarta e quinta oferece serviços de saúde à população

O 15º BIMtz (Batalhão de Infantaria Motorizado), que na manhã desta terça-feira (27), iniciou um treinamento em Guarabira, vai oferecer também alguns serviços de saúde à população. A partir das 8h desta quarta-feira (28), na Unidade Básica de Saúde Oswaldo de Azevedo Nordeste I, serão realizados atendimentos médicos na área de clínica geral, para adultos, e aplicação de flúor para crianças. Na quinta-feira (29) à tarde, a partir das 14h, na praça central da cidade, também será oferecido atendimento médico para adultos. As outras atividades que serão realizadas neste local serão uma mini pista de cordas para as crianças, além de apresentação da banda de música e desfile militar. A tropa do 15º BIMtz, que fica localizado em João Pessoa e é formado por 219 militares, está participando do treinamento de Garantia da Lei e da Ordem na cidade de Guarabira, que está sendo comandado pelo coronel Valença e coordenado pelo capitão Rocha. O treinamento visa ao aperfeiçoamento ca...

Radialista guarabirense fazem homenagem ao jovem Silvando Filho pelo seu 10° aniversário

Na útlima sexta-feira (25), Silvando Filho completava seu exatamente dez anos, no dia 25 de Julho de 2004, veio ao mundo um garoto que futuramente encantaria o coração de muita gente.  Silvando Filho uma garoto especial, mais muito encantador, carismático, e super extroventido, pois bem, o mesmo é um apaixnado pelos os comunicadores do Rádio guarabirense, imita cada um das diversas emissoras de Guarabira. Silvando Filho é fã de carteirinha do comunicador Feliciano Silva (Zé de Orlando), e saber imitar a abertura feito por Feliciano Silva do Programa Tribuna do Povo da Rádio Cultura. Um Jovem que admira diversos comunicadores como Raelson Galdino, Feliciano Silva, Jean Ganso, Rafael San,  Edcarlo Monteiro, Rudney Araújo, Zé Roberto e Marcelo Alexandre . E Madson Promoções fez como o Silvando Filho se aproxmasse dos seus idolos, e os idolos viraram fã do Silvando Filho, Veja abaixo a homenagem feita pelo os radialistas guarabirenses.

Jovem é preso após Polícia cumpri mandado de prisão em Belém expedido pela comarca de Guarabira

Um jovem de 21 anos foi preso após policiais militares do 4º BPM cumprirem um mandado de busca e apreensão. A ação policial aconteceu na manhã do último sábado (26) na Rua Brasiliano da Costa, em Belém, Microrregião de Guarabira. De acordo com a Polícia, durante uma abordagem os militares notaram que o jovem apresentava atitude suspeita, ao averiguarem, foi descoberto que tinha um mandado prisão em aberto. A Polícia informou que o mandado foi expedido pela Comarca de Guarabira, em carta precatória infracional.   É um instrumento utilizado pela   Justiça   quando existem indivíduos em comarcas diferentes. É um pedido que um   juiz   envia a outro de outra comarca. O preso foi conduzido a Delegacia de Polícia de Guarabira, com ele foi apreendido um celular da marca Samsung, R$ 14,00 (Quatorze reais) em espécie, uma carteira e uma caixa com cigarros.